sábado, 23 de março de 2013

NOVO PAPA



Novo Papa
imagens de :/ http://noticias.gospelmais.com.br/



Pontificado num mundo em mudança

Desde o último dia 13, o mundo conheceu o novo pontífice da Igreja Católica, o jesuíta argentino Jorge Mário Bergoglio, 76 anos, que passou a se chamar Francisco. Trata-se do primeiro papa fora da Europa em 1300 anos. 
Sua nomeação ocorreu numa conjuntura mundial de mudanças. De fato, o mundo está mudando. Como disse Heráclito (450 a.C.): “a única permanência é a mudança”. Diante do papa Francisco, desdobra-se uma sociedade mundial que vivencia, de forma acelerada, o impacto das mudanças. Isso envolve o contexto social, político, econômico, religioso, científico, etc.
 Em se tratando do aspecto social, parece que o cotidiano deixa transparecer, de forma clara, que vivemos numa sociedade dividida em classes na qual predomina a lei do mais forte. Diante dessas condições históricas de crise, Samuel Gotay questiona: “Será que a ciência social da sociedade capitalista não passa de uma ciência descritiva da situação, que trabalha isolando os problemas, sem uma visão de conjunto nem uma visão dialética da história?”
A partir do nome que escolheu, Francisco, o pontífice dá sinais de que deseja mudanças nesse quadro social, principalmente na América-Latina. Tudo indica que o novo pontífice almeja uma igreja que busque novos horizontes a fim de compreender melhor o mundo em que está inserida. A impressão que fica é que “daqui por diante, o pensamento da igreja lutará com a problemática de incorporar a mudança em seu esquema de ordem”. Mas, por onde começar? Como diz Leonardo Boff: “sem indignação ética não há ninguém que se mobilize para introduzir qualquer mudança”. 


Nerivan Silva(1° sem. Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário