sábado, 14 de setembro de 2013

Espionagem - Edward Snowden

    
Foto: Agência UOL
    Desde as informações do ex-agente da NSA Edward Snowden expostas pelo jornalista americano Glenn Greenwald que denunciaram um esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos tem deixado cada dia que passa o presidente Barack Obama e seus assessores sem argumentos.
    No princípio o governo norte americano alegava ser apenas uma espionagem vinculada ao terrorismo e ao seu combate. Mesmo o ex-agente dizendo ao contrário, então o Edward Snowden chegou ao ponto de não ter mais os seus direitos civis preservados e precisou ser asilado na Rússia ao seu pedido.
    Depois deste episódio apareceram documentos que mostravam outra versão, onde a espionagem não teria um perfil antiterrorista, mas sim comercial, onde o Brasil estaria sendo espionado.  Na reunião dos G20 a presidente Dilma Rousseff pediu explicações ao EUA e o presidente Barack Obama chegou a pedir publicamente desculpas e complementou dizendo que as informações eram apenas para conhecer o trabalho da presidente com sua equipe e sobre a Petrobrás.
     Nesta semana porem outra informação contraditória a fala do presidente Obama surgiu onde a Petrobrás estaria sendo espionada há mais tempo e que eles obterão informações importantes onde poderia privilegiar empresas com informações em um, leilão que ocorrerá nos próximos meses do pré-sal e sobre tecnologia de ponta pioneira pela Petrobras na exploração em mar profundo do petróleo.
    A presidente Dilma Rousseff declarou que o governo terá que explicar detalhadamente como foram feitas estas espionagens e dependendo das explicações ela irá ou não na visita marcada ao EUA.
    As informações foram 'vazadas' pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald (por meio do ex-agente Edward Snowden, que denunciou o esquema de vigilância dos EUA) e exibidas pela TV Globo. (Com agências internacionais e Agência Brasil)
    E você, o que você pensa sobre o assunto? Comente.

            www.g1.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário