domingo, 28 de abril de 2013

Aposentadoria: Um assunto preocupante!




Engana-se quem pensa que a preocupação com a aposentadoria é assunto somente para idosos. Por causa do aumento populacional, do alto índice de desemprego, do crescimento do número de aposentados, entre outros elementos, muitos jovens estão investindo em diversos planos previdenciários.
Entre 1950 e 2006, a proporção da população mundial com mais de 60 anos aumentou de 8% para 11%. Até 2050, chegará a 22%, ou seja, 2 bilhões de pessoas.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Banco HSBC em 15 países, contando com a participação de mais de 15 mil entrevistados, sendo mais de mil no Brasil, os brasileiros acreditam que podem viver confortavelmente na aposentadoria com apenas 70% da renda obtida no trabalho. No entanto, quase 60% consideram inadequada a sua atual preparação para o momento da aposentadoria. Esses 60% estão assim distribuídos na pesquisa do HSBC: 41% reconhecem não estar fazendo o suficiente e 19% assumem que simplesmente não fazem nada.
   Outro dado da pesquisa mostra que os entrevistados esperam, na média, viver 23 anos aposentados. Estranhamente, reconhecem que as suas economias se esgotarão em 12 anos após o início da aposentadoria, deixando, portanto, 11 anos a descoberto.
A soma de todos os rendimentos auferidos pelos brasileiros com 60 anos ou mais atingiu no ano passado os R$ 402,3 bilhões. Uma renda insuficiente para manter parte ponderável dessa parcela da população na aposentadoria sem precisar trabalhar. A informação provém da pesquisa “Idosos no Brasil”, divulgada na semana passada pela Data Popular.
   Trata-se, portanto, de uma pesquisa significativa, que possibilita a visualização de inúmeros problemas relativos ao atual sistema previdenciário. Vale lembrar, porém, que bons rendimentos não garantem boa aposentadoria. Saúde emocional, física e espiritual são elementos fundamentais para se aproveitar as últimas aventuras da vida. A verdadeira previdência não se preocupa apenas com o acúmulo de dinheiro. Ela também abrange o cuidado com a saúde, a conquista de bons amigos, o exercício do amor no lar e, principalmente, o desenvolvimento da fé em Deus – elementos que precisam ser desenvolvidos desde a tenra idade. Nesse contexto, aposentadoria também é assunto de gente jovem. Pense nisso!

Alex Machado (1º sem. Jornalismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário