terça-feira, 4 de junho de 2013

Os vizinhos estão cada vez mais perto

 valor.com.br
O Brasil é tido como um líder na América Latina, isto por que é a sede das grandes empresas. Mas este cenário vem se modificando com o avanço de seus vizinhos que vem ganhando cada vez mais espaço e valor no mercado.
   O fato de ser o país mais populoso, ter a maior economia e boa parte das empresas da região não fez com que empresas de outros países latino-americanos viessem de destacando.
   Um país que merece destaque é o México, dito por muitos que o bola da vez no cenário mundial. No ranking das 20 companhias mais valiosas da região de hoje, dez são brasileiras e sete mexicanas. As brasileiras desde fim de 2011perderam US$ 25 bilhões. Já as mexicanas passaram a valer US$ 40 bilhões a mais.
   O México se beneficiou da recuperação da economia dos Estados Unidos, e cresceu mais do que o Brasil. Em 2012 o PIB mexicano teve expansão de 3,9% antes 0,9% dos brasileiros.
   Um estudo do banco HSBC apontou que até 2018 o México devera tirar da China a posição de maior exportadora para o mercado americano.
   Em razão do cenário externo, algumas empresas vêm sofrendo com isso, principalmente as fornecedoras de matérias-primas. A mineradora Vale, a mais valiosa da América Latina no fim de 2011, ocupa hoje a quarta posição do ranking.
   “Os preços das ações das mineradoras no mundo caíram em razão do ceticismo quanto ao crescimento econômico da China”, diz Roberto Castello Branco, diretor de relações com investidores da Vale.
   O Brasil continua sendo um líder na América latina e um grande peso na região. Mas os vizinhos vêm demostrando que estão trabalhando muito para cada vez mais chegar ao topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário