CRÉDITO: Marcos Santos/USP Imagens |
Cada vez mais os clientes de planos de
saúde se decepcionam com seus planos. E não é para menos. Segundo a ANS (Agência
Nacional de Saúde Suplementar), de março a junho deste ano, foram recebidas
17.417 reclamações sobre garantia de atendimento. O que deveria evitar
preocupações está causando dor de cabeça.
Segundo o ranking do Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor), a maior parte dos problemas vem da
negativa da cobertura de procedimentos, exames e consultas.
A ANS define que em uma simples consulta o
cliente não pode esperar mais do que sete dias úteis, isso para especialidades
de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Para as
demais, tempos máximo é de dez dias.
O Ministério da Saúde, por meio da ANS
tomando algumas medidas para tornar mais rígido o monitoramento das operadoras
de planos de saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento. Já foi contabilizada a suspensão de 618 planos
de 73 operadoras.
Quem não cumprir as medidas estabelecidas
pela ANS, estão sujeitas ao pagamento de multas. Em reincidência pode levar a
suspensão da comercialização dos planos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha,
alertou sobre a importância de se fazer a denuncia caso haja negação dos
planos. “O plano de saúde que não atender a pessoa no prazo correto, essa
pessoa tem que fazer a queixa à ANS, esse é um ponto para a suspenção do
direito de venda”.
No Brasil mais de 48,6 milhões de pessoas
tem planos de saúde com cobertura de assistência médica.
Fontes: ANS (Agência Nacional de
Saúde Complementar)
Ministério de Saúde
Exame
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