quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Com queixas de clientes, ANS torna rígido monitoramento de planos de saúde

CRÉDITO: Marcos Santos/USP Imagens

    Cada vez mais os clientes de planos de saúde se decepcionam com seus planos. E não é para menos. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), de março a junho deste ano, foram recebidas 17.417 reclamações sobre garantia de atendimento. O que deveria evitar preocupações está causando dor de cabeça.
    Segundo o ranking do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a maior parte dos problemas vem da negativa da cobertura de procedimentos, exames e consultas.
    A ANS define que em uma simples consulta o cliente não pode esperar mais do que sete dias úteis, isso para especialidades de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Para as demais, tempos máximo é de dez dias.
    O Ministério da Saúde, por meio da ANS tomando algumas medidas para tornar mais rígido o monitoramento das operadoras de planos de saúde, com o objetivo de melhorar o atendimento.  Já foi contabilizada a suspensão de 618 planos de 73 operadoras.
    Quem não cumprir as medidas estabelecidas pela ANS, estão sujeitas ao pagamento de multas. Em reincidência pode levar a suspensão da comercialização dos planos.
    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou sobre a importância de se fazer a denuncia caso haja negação dos planos. “O plano de saúde que não atender a pessoa no prazo correto, essa pessoa tem que fazer a queixa à ANS, esse é um ponto para a suspenção do direito de venda”.
    No Brasil mais de 48,6 milhões de pessoas tem planos de saúde com cobertura de assistência médica.

Fontes: ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar)
             Ministério de Saúde

             Exame

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