domingo, 29 de setembro de 2013

Até quando as coisas continuarão do mesmo jeito?

   

  Brasil adormecido




     Stephen R. Covey, consultor norte-americano e autor do livro A Grandeza de Cada Dia afirmou: “um amigo íntimo do princípio da responsabilidade é o princípio da iniciativa. Enquanto a responsabilidade nos faz lembrar de quem está no comando, é a iniciativa que nos empurra para a frente. Demonstrar iniciativa significa não permitir que circunstâncias ditem nossa vida. Pelo contrário, é pegar o que recebemos e transformá-lo em oportunidades que nos permitam crescer, melhorar nossa vida e ajudar os outros”.
    Para Covey, ser proativo significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossa própria vida. Possuímos a iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. Tomar a iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato, e sim, reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam. A diferença entre as pessoas que exercem a iniciativa e as que não o fazem é igual à diferença entre o dia e a noite.
    O cotidiano do Brasil parece dar evidências de que vivemos num país “gigante pela própria natureza”, mas que, por falta de iniciativa para resolver as pendências, está adormecido. Nos últimos anos, o contexto social e político do Brasil tem se demonstrado frágil e sem direção. Além disso, há outro problema que é extremamente perturbador: a omissão de autoridades políticas para fazer valer a legislação em vários setores.
    Como disse Stephen Covey, “um amigo íntimo do princípio da responsabilidade é o princípio da iniciativa.” Será que já não é hora de o Brasil acordar para a realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário