quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Algumas cidades do Brasil terá aumento no IPTU, no interior de SP ele pode chegar a 25%


Portoreal.rj.gov.br

    O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um aumento a partir de 2014. Muitas cidades do Brasil já anunciaram esse aumento, que estão variando entre 5 a 30% em algumas cidades. Dentre tantas cidades que terão esse aumento vamos destacar a cidade de Tatuí-SP, e outra na região.
     A Câmara Municipal de Tatuí aprovou, por maioria de votos, um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, que reajusta os valores do IPTU para o exercício de 2014. O projeto altera as alíquotas que servem de base para o cálculo do imposto, amplia opções de desconto para pagamento em cota única e aprova a Planta Genérica de Valores do Município.
    Na justificativa, o prefeito José Manoel Corrêa Coelho (Manu) afirma que “o reajuste geral ficará em torno de 25%”. Segundo o Poder Executivo a finalidade da iniciativa do projeto se dá pela necessidade de adequar o valor venal dos imóveis à nova realidade do setor imobiliário que, nos últimos anos, obteve valorização de aproximadamente 50%, segundo pesquisas que tratam da matéria.
    Vicente Aparecido Menezes, secretário municipal de Governo, presente na sessão que votou o aumento do IPTU, utilizou a tribuna para explicar o aumento, em nome do prefeito. Vicente disse que os valores do IPTU em Tatuí estão defasados desde 2008, e o projeto permite equilíbrio financeiro à atual administração, que assumiu o município com dívidas.
    O plenário da Câmara ficou lotado para assistir a votação e houve diversas manifestações contra o aumento dos impostos municipais. O projeto de lei foi aprovado com onze votos favoráveis e cinco contrários (o presidente da Câmara somente vota em caso de empate).
    Os sorocabanos devem preparar os bolsos pois a previsão da Secretaria de Finanças é que o IPTU fique entre 10% e 20% mais caro no ano que vem. O aumento será fruto da atualização da Planta Genérica de Valores do Município (PGVM) para a cobrança do imposto, que, segundo a secretaria, está defasada desde 2006.
    Entrevistamos a professora Vera Lúcia Zago, que mora em Sorocaba-SP, que disse ser favorável ao aumento, desde que o dinheiro seja investido em beneficio útil com qualidade. Perguntada sobre quais seriam os benefícios que ela gostaria que acontecesse, Vera afirmou: “Qualquer benefício deve ter objetivo e foco, ou seja, que possa valer a pena independente do que eu gostaria e sim do bem estar dos munícipes. É preferível um investimento bem feito do que vários perdidos”, concluiu.
    Fernando Marcelino Vieira de Oliveira, de Capela do Alto - SP, afirmou ser contra o aumento. Em sua justificativa ele disse “se com o que já pagamos não vemos melhorias. Se aumentar para onde vai nosso dinheiro? É importante pagarmos impostos, mas o dinheiro deveria ser melhor administrado”.
    Perguntado sobre quais seriam os benefícios que ele gostaria que ocorresse, Fernando afirma: “Eu gostaria de ver ruas pavimentadas e bem cuidadas, as verbas que retornarem a prefeitura sejam bem administradas para melhorar o atendimento na saúde e educação”.
    Para Gabriela Guedes moradora de Tatuí, os reajustes nos impostos é algo fundamental e necessário para o município, mas os responsáveis devem lembrar-se da situação econômica de seus munícipes, devendo fazer de forma coerente e acessível a todos.
    Perguntada sobre os benefícios, Gabriela afirmou: “Espero como cidadã que esses recursos adicionais sejam totalmente revestidos em ações e obras de infraestrutura e bem estar, garantindo a qualidade de vida de cada tatuiano”.
    E você, qual é sua opinião? Você é a favor ou contra do aumento de IPTU? Opine.

Sólon Linconl 

             Fonte: cruzeirodosul.inf.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário