quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Minas e Energia era alvo de espionagem da agência canadense

Foto: Gilda Diniz

    No último domingo (6), o programa Fantástico (Rede Globo) revelou que o Ministério de Minas e Energia era alvo de espionagem da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, sigla em inglês). Telefonemas, e-mails e uso de internet era o alvo.
    Revelado pelo ex-analista da Agência Nacional de segurança (NSA), Edward Snowden e o jornalista Glenn Greenwald, mostraram como funcionava o esquema.
    Era utilizado um programa que fazia um mapeamento das comunicações.  Ligações, e-mails do congresso eram rastreados e tinha como objetivo descobrir feitos com órgãos de dentro e fora do país. Também tinha como alvo a Petrobras e Eletrobrás.
    Em um encontro na Indonésia nesta terça-feira (8) com os países asiáticos, o premiê do Canadá, Stephen Harper, quebrou o silêncio e disse estar “muito, muito preocupado” com a revelação da espionagem. Ele afirmou que as autoridades canadenses estão entrando em contato com as brasileiras, mas que não poderia comentar ações de operação nacional.
    Na sexta-feira (4), o ministro Edison Lobão comentou o conteúdo da reportagem. “Eu acho que configura um fato grave que merece repúdio. Aliás a presidente Dilma já o fez amplamente na ONU”, disse o ministro de Minas e Energia.
   Esta não foi à primeira revelação de espionagem feita pelo ex-agente da NSA.  A presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores foram alvos, assim como a Petrobras.


     Fonte: G1.com.br
       
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário