segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Calor e Dengue: Combinação perigosa

uol.com.br/dengue.htm
    
 A dengue é a doença viral transmitida por mosquito que mais rapidamente se espalha no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes com crescimento da expansão geográfica para novos países e na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de casos de infecção por dengue ocorram anualmente. Estima-se que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivam em países onde a dengue é endêmica.
    Na região das Américas a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3 - 5 anos. O maior surto ocorreu em 2002 com mais de um milhão de casos notificados. 
    No Brasil a primeira epidemia, documentada clínica e laboratorialmente, ocorreu em 1981/1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Em 1986, ocorreram epidemias, atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste. Desde então, a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continua, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. Atualmente circulam no país os quatro sorotipos da doença.
     No Brasil estamos passando pela estação da primavera, onde alguns estados registram altas temperaturas. Em muitas cidades brasileiras vem ocorrendo muitas chuvas, temporais, que em muitos dos casos, essa chuvarada é ocasionada por esse intenso calor.
    É onde mora o perigo, calor, chuva e água parada. O mosquito da dengue gosta de se reproduzir na água parada.
    Neste fim de semana que passou, tivemos o feriado de Finados. E muitas pessoas foram aos cemitérios de suas cidades prestar homenagens.
    Bauru, cidade do interior de São Paulo, registrou até agora mais de 7.400 casos da doença, com dois óbitos. Porém, até o momento o município não registrou nenhum caso de dengue sorotipo 4, mas a ausência de cuidados deixa a população suscetível a esse risco e aquelas que já contraíram a doença, ficam sujeitos a contraírem as formas mais graves da dengue.
    Outra cidade do interior de São Paulo que está em alerta é São José do Rio Preto, onde será realizado, arrastões em todo a cidade com o objetivo de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
    E você, qual é sua opinião? Você acredita que sua cidade está preparada para combater a dengue? Opine.

    Fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário