domingo, 21 de abril de 2013

Brasil ganha novidade


        Será implantada a tecnologia de acesso a internet 4G


(Crédito: Agência Brasil)
   A rede 4G começou a ser implantada no Brasil no último dia 16. O sistema 4G terá disponibilidade obrigatória até o fim do mês de abril, será implantada em pelo menos metade das áreas urbanas das capitais que vão sediar a Copa das Confederações.
   Paulo Bernardo, ministro da Comunicação disse que as operadoras serão obrigadas a disponibilizar o sistema 4G nas capitais que vão sediar a Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.
   A forma de transmissão da rede 4G é bem parecida com a 3G, o sinal do celular vai para as torres e depois para a central telefônica. A comunicação das torres é feita por via rádio. As da 4G serão feita por fibras óticas. Porém, as torres da 4G são diferentes, pois a frequência muda.
   A vantagem da 4G é a velocidade, o sistema é 15 vezes mais rápido que o sistema atual 3G.  Segundo o professor da UnB (Universidade de Brasília) Ugo Dias,  na rede 3G você baixaria um vídeo em um minuto, na 4G você baixaria o mesmo vídeo em quatro segundos. O professor explica que o serviço 4G é mais caro. Fora que nem todos os celulares e tablets usados hoje são compatíveis com o sistema.
  O professor deixou um recado que os usuários de 2Ge 3G pode ficar tranquilos, porque as rede não serão desligados e vão continuar com investimentos em melhorias.
  Previsão para que até 2017 o sistema 4G terá sido implantado em todo o país.

                                                                                 Náshila Macedo (1º sem. jornalismo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário