quinta-feira, 18 de abril de 2013

Erro médico causa transtorno para família



              Jovem tem o dedo errado operado


   O jovem Rafael Nogueira dos Santos, 16, passou por uma experiência nada confortadora.  No último dia seis, Rafael fraturou o dedo médio da mão esquerdo quando jogava futebol. A princípio Rafael, não sentiu dor alguma, mas quando chegou à noite se queixou aos seus pais.
   A família levou Rafael a um posto de saúde, que orientou os mesmos a irem num hospital ou para a Santa Casa. Carlos Augusto dos Santos, pai de Rafael relatou que preferiu ir à Santa Casa. Quando chegou foi informado de que não havia médico naquele momento e que deveríamos voltar mais tarde. Pai do rapaz relata que voltou às 18h e assim Rafael foi internado.
   Segundo a família, no hospital o adolescente foi atendido pelo ortopedista.  “O doutor recebeu o Rafael e diagnosticou fratura no dedo médio esquerdo. Ele foi encaminhado para o centro cirúrgico e foi operado às 7h de segunda-feira (8)”, diz Carlos.
   Rafael falou como foi o susto que levou depois que acordou da cirurgia. "Eu vi que o dedo anelar estava enfaixado com o dedo mindinho e que o dedo médio estava exposto e nem tinha sido mexido. Fiquei em pânico. O pior é que se tivesse enfaixado minha mão inteira eu só ia perceber em casa o erro”, conta o adolescente. Ele avisou a enfermeira que o encaminhou novamente ao centro cirúrgico. “Ele passou por outra cirurgia com o mesmo médico, que tirou o pino do dedo bom e colocou no dedo quebrado”, afirma o pai do rapaz.
   O pai de Rafael que só foi avisado do erro pelo próprio filho, na tarde do mesmo dia, depois que ele teve alta. “Minha esposa passou a noite no hospital desde domingo e ninguém a avisou do que estava acontecendo, nos sentimos desamparados”, afirma. Quando foi buscar Rafael. O pai tentou falar com os responsáveis, mas apenas foi orientado a procurar a Ouvidoria da Santa Casa.
   O caso foi registrado na delegacia como lesão corporal culposa e o pai do menor não descarta a possibilidade de abrir um processo na Justiça. “Queremos que as pessoas  que cometeram o erro sejam responsabilizadas”, diz Carlos Augusto dos Santos.
   Nessa situação, nota-se aqui um descaso e uma falta de responsabilidade dos profissionais, pelos ao menos, que se dizem profissionais, não generalizando, mas de alguns. Ora, pensa-se que você sente dor em um dedo, fala para o médico qual é o dedo. O médico encaminha para a cirurgia, e a equipe médica troca de dedo.
   Isso é um verdadeiro absurdo. Até onde isso vai acontecer? Será que teria uma solução para evitar tais erros médicos? Opine e Comente.

Aluno do I Semestre de Jornalismo, Sólon Linconl Dantas Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário