Rivaldo Gomes/Folhapress |
O
que não era de se imaginar aconteceu. Na capital paulista no dia dois de
fevereiro de 2012, o advogado Felippe
Mendonça, 35, afirma que embarcou por volta das 18h na estação Pinheiros da linha
9-esmeralda (Osasco-Grajaú), com destino à estação Granja Julieta.
Detalhe, quando embarcou o trem já estava
cheio. "Eu não conseguia sentar, mas a lotação ainda estava normal. Na
estação seguinte, o trem ficou lotado", declarou Felippe.
Segundo o advogado, tumultos se formavam
nas portas dos vagões quando o trem parava nas estações, e os funcionários da
CPTM não ajudavam a organizar o fluxo de passageiros. "Eles empurravam as
pessoas, buscavam colocar mais gente [no trem]."
Isso é um verdadeiro descaso, não só com o
advogado, mas com todos que estavam no trem. Funcionários querendo colocar mais
pessoas no trem, sendo que não cabia mais ninguém. Essa é a triste realidade
dos trens metropolitanos de São Paulo.
Com uma situação tão angustiante o advogado
Felippe desceu uma estação antes de chegar ao seu destino. "Desci na
estação Morumbi. Tirei fotos e fiz vídeos. Voltei para casa a pé", disse Felippe
Inconformado com a situação vivida, no dia
seguinte, Felippe Mendonça entrou com a ação na Justiça. Nessa ação, ele
classificou o transporte como “sub-humano e degradante”.
Em julho de 2012, ele perdeu a causa em
primeira instância e recorreu. No último dia 13, os desembargadores da 16ª
Câmara de Direito Privado decidiram, por unanimidade, que Mendonça tem direito
à indenização de R$ 15.000.
"Não tenho carro e uso o transporte
público. A minha intenção é que as pessoas lutem por seus direitos", diz
Felippe.
Em nota, a CPTM afirmou que vai analisar
"as medidas judiciais cabíveis, no momento processual oportuno". A
companhia informou que agentes operacionais dão orientações aos usuários e
ajudam "no fechamento das portas nos horários de pico". Segundo a
empresa, as obras de modernização e a aquisição de novos trens vão aumentar a oferta
de lugares.
E você, já passou por isso? Comente.
Fonte: folha.uol.com.br/cotidiano
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