quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Noticias.uol.com.br


Com a prisão dos mensaleiros, o Brasil começa a dar sinais de que parece que está acordando
    O Brasil acompanhou, nos últimos dias, a prisão dos chamados mensaleiros. Embora tenha ocorrido bem mais tarde do que se esperava, mas aconteceu. Com isso, a justiça brasileira dá à população um vislumbre do que o Brasil poderia ser já há muitos anos caso houvesse uma visão da necessidade de aplicar devidamente as leis que são elaboradas. A prisão dos mensaleiros parece despontar, no Brasil, novos horizontes com respeito à impunidade. Contudo, porém, os brasileiros não devem se iludir achando que a partir de então todos os problemas políticos e sociais serão resolvidos.
    A despeito disto, não faltam aqueles que se posicionam contrariamente a esta decisão judicial: O deputado José Guimarães, líder da bancada do PT (CE) e irmão de um dos mensaleiros, José Genoino, virou suas armas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a legalidade da decisão tomada. Ele disse: “Não se pode atropelar a lei para dar demonstrações de vaidade e buscar os holofotes da mídia, como tem feito o presidente da Suprema Corte". Ele ainda afirmou que em razão da não especificação do regime de cumprimento das penas, Joaquim Barbosa desrespeitou direitos e pôs em risco a vida de Genoíno, que recentemente foi submetido a cirurgia para corrigir uma dissecção da aorta. "Inadmissível também, no dia da Proclamação da República, a transferência de Dirceu e Genoino para Brasília, com o claro objetivo de espetacularização midiática".
    Como se não bastasse, familiares de José Genoino foram às ruas para protestar contra as prisões desses políticos, exigindo anulação do julgamento e liberdade aos presos. Atitudes dessa natureza, principalmente de um parlamentar, servem apenas para fortalecer a tese de que no Brasil “a lei é para todos, mas nem todas são iguais perante a lei”.

    O ideal é que a justiça agisse de imediato, mas para quem, há 500 anos, já convive com isso, antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário