Rumos da Mídia Digital
mercadorevelado
Os
novos horizontes do jornalismo no mundo da internet
“A
internet mudou a forma de consumir o jornalismo. Mas nunca o atingiu na sua
essência, na sua credibilidade” declarou Luiz Frias, presidente do Grupo Folha,
após o 10º congresso Brasileiro de jornais que aconteceu nos dias 18 e 19 de
agosto de 2014. Segundo a declaração, a internet, como plataforma, não
interfere diretamente no processo da notícia, nem tampouco no valor da
informação, o que muda é o modo como a informação chega ao leitor.
Nas
últimas décadas, o jornalismo tem sofrido uma transformação acelerada, imposta pela
mídia digital que, de uma maneira clara e incisiva, dita os caminhos de uma
nova era na comunicação. Caminhos esses que aceleram e aprimoram o conhecimento,
o aprendizado e a técnica de como levar a informação mais rápido, com precisão,
segurança e transparência, permitindo ao leitor, telespectador, ouvinte ou
internauta a assimilar o conteúdo em tempo recorde, e até mesmo interagir e
divulgar como melhor lhe convenha.
Tal
interação não se limita em receber as notícias, mas se estende na difusão da
mesma por meio das tecnologias digitais. Surge, então, uma “mão dupla”, onde a
sociedade está cada vez mais participativa e aprecia expor sua opinião,
interagindo através das redes sociais.
A
interatividade tem aproximado os receptores da informação e cria um vínculo de
cumplicidade entre o leitor e o escritor, onde cada vez mais usuários da
internet são atraídos para mídia jornalística online. Isto tem desencadeado
também a vantagem das notícias possuírem vida mais longa e poderem ser
acessadas após um período razoável e ainda serem úteis à sociedade. Já o jornal
impresso possui a desvantagem do arquivamento e, dependendo do horário que
acontecer o fato, pode ter que esperar para o dia seguinte, deixando a notícia de
ser inédita. Um exemplo disso são os crimes e acidentes que ocorrem de
madrugada, ou até mesmo os jogos esportivos que acontecem à noite,
ultrapassando o horário do fechamento do jornal e impressão do mesmo.
Alguns
jornais atendem na plataforma impressa e digital. Com o objetivo de enfrentar
mudanças impostas pelo mercado, o Jornal do Brasil foi o primeiro a deixar de
circular por completo na versão impressa em 31 de agosto de 2010, obtendo 340
mil acessos, No dia seguinte, o número de visitas foi quase o dobro, chegando a
650 mil acessos.
Embora
o jornal online seja a tendência daqui em diante, ainda existem muitos
conservadores que preferem o seguimento impresso, e defendem que nessa
plataforma o jornal transmite mais credibilidade, uma vez que na rede nem tudo seja
digno de crédito. É necessário verificar a confiabilidade dos veículos de
comunicação e suas fontes confiáveis.
O
jornal na plataforma da internet veio para agregar as diversas mídias, tais
como a TV, o rádio e outros, tornando o jornal mais completo e aprazível ao
leitor. O jornalismo também foi afetado positivamente no âmbito de produção de
notícias, facilitando e proporcionando agilidade ao receber e conferir os
dados, entrar em contato com fontes, entre outros. Aprimorou outrora a
realidade das grandes agências de notícias, proporcionando economia na redução
de custos ao enviar ou possuir repórteres correspondentes em lugares distantes
unificando informações coletadas e redistribuindo ao mundo todo. Tanto o jornal
impresso quanto a internet são meios de comunicação de grande força que devem
se complementar e não serem inimigos, onde só um deles sobreviverá.
Sendo
aliados, ambos podem manter a qualidade e credibilidade que o público espera.
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