quarta-feira, 1 de abril de 2015


Rumos da Mídia Digital

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Os novos horizontes do jornalismo no mundo da internet

“A internet mudou a forma de consumir o jornalismo. Mas nunca o atingiu na sua essência, na sua credibilidade” declarou Luiz Frias, presidente do Grupo Folha, após o 10º congresso Brasileiro de jornais que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto de 2014. Segundo a declaração, a internet, como plataforma, não interfere diretamente no processo da notícia, nem tampouco no valor da informação, o que muda é o modo como a informação chega ao leitor.
Nas últimas décadas, o jornalismo tem sofrido uma transformação acelerada, imposta pela mídia digital que, de uma maneira clara e incisiva, dita os caminhos de uma nova era na comunicação. Caminhos esses que aceleram e aprimoram o conhecimento, o aprendizado e a técnica de como levar a informação mais rápido, com precisão, segurança e transparência, permitindo ao leitor, telespectador, ouvinte ou internauta a assimilar o conteúdo em tempo recorde, e até mesmo interagir e divulgar como melhor lhe convenha.
Tal interação não se limita em receber as notícias, mas se estende na difusão da mesma por meio das tecnologias digitais. Surge, então, uma “mão dupla”, onde a sociedade está cada vez mais participativa e aprecia expor sua opinião, interagindo através das redes sociais.
A interatividade tem aproximado os receptores da informação e cria um vínculo de cumplicidade entre o leitor e o escritor, onde cada vez mais usuários da internet são atraídos para mídia jornalística online. Isto tem desencadeado também a vantagem das notícias possuírem vida mais longa e poderem ser acessadas após um período razoável e ainda serem úteis à sociedade. Já o jornal impresso possui a desvantagem do arquivamento e, dependendo do horário que acontecer o fato, pode ter que esperar para o dia seguinte, deixando a notícia de ser inédita. Um exemplo disso são os crimes e acidentes que ocorrem de madrugada, ou até mesmo os jogos esportivos que acontecem à noite, ultrapassando o horário do fechamento do jornal e impressão do mesmo.
Alguns jornais atendem na plataforma impressa e digital. Com o objetivo de enfrentar mudanças impostas pelo mercado, o Jornal do Brasil foi o primeiro a deixar de circular por completo na versão impressa em 31 de agosto de 2010, obtendo 340 mil acessos, No dia seguinte, o número de visitas foi quase o dobro, chegando a 650 mil acessos.
Embora o jornal online seja a tendência daqui em diante, ainda existem muitos conservadores que preferem o seguimento impresso, e defendem que nessa plataforma o jornal transmite mais credibilidade, uma vez que na rede nem tudo seja digno de crédito. É necessário verificar a confiabilidade dos veículos de comunicação e suas fontes confiáveis.
O jornal na plataforma da internet veio para agregar as diversas mídias, tais como a TV, o rádio e outros, tornando o jornal mais completo e aprazível ao leitor. O jornalismo também foi afetado positivamente no âmbito de produção de notícias, facilitando e proporcionando agilidade ao receber e conferir os dados, entrar em contato com fontes, entre outros. Aprimorou outrora a realidade das grandes agências de notícias, proporcionando economia na redução de custos ao enviar ou possuir repórteres correspondentes em lugares distantes unificando informações coletadas e redistribuindo ao mundo todo. Tanto o jornal impresso quanto a internet são meios de comunicação de grande força que devem se complementar e não serem inimigos, onde só um deles sobreviverá.
Sendo aliados, ambos podem manter a qualidade e credibilidade que o público espera.



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